CIDADE,PODER LOCAL E ECÔNOMICO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS.
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA BAHIA I.
PROFESSOR: PABLO IGLESIAS MAGALHÃES
ACADÊMICA: IGLA RAFAELA DOS SANTOS CARNEIRO
SOUSA, Avanete Pereira. Cidade, poder local e atividades econômicas: Bahia, século XVIII. ANPUH – XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Londrina, 2005.
Avanete Pereira Sousa possui graduação em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1991), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colonial, atuando principalmente nos seguintes temas: poder local, câmara, administração, economia colonial, fiscalidade local.
O texto Cidade, Poder Local e Atividades econômicas deSousa, vêm retratar o poder e as atividades econômicas de Salvador no século XVIII, onde segundo a autora a cidade constituiu um espaço estratégico onde se concretizavam os processos e as manifestações gerais e específicas da colonização portuguesa no Brasil.
Para Souza um dos fundamentos da colonização portuguesa no Brasil foi a estruturação de redes de poder e mecanismos de controle capazes de facilitar a exploração econômica do território e disciplinar envolvidos nesse processo, constituindo assim um núcleo principal de uma economia que abrangia um vasto mercado em expansão local, regional e colonial metropolitano.
A autora ressalta que a consolidação da sociedade colonial que se formavaefetivou-se mediante a existência de estruturas sociais de equilíbrio presentes por todo território,e salvador era a depositária da maioria e das mais importantes dessas estruturas.Segundo a autora as câmaras eram consideradas aparelhos político-administrativos eficiente de controle e da fiscalidade régia onde o poder central sempre recorria.
Sousa considera que um