cidade medieval
A Idade Média dividi-se em: Alta Idade Média (século V ao VIII) e Baixa Idade Média (do século IX ao XV).
Caracterizado pela alta censura da igreja quanto o acesso ao conhecimento gerado pelos gregos e latinos, pela criação de feudos, da vida no campo, dos cavaleiros e donzelas.
... O teocentrismo era pregado pela igreja, o que possibilitou a criação de diversas “contribuições” a igreja, motivados pela busca da salvação divina.
A história do Trovadorismo:
O Trovadorismo nada mais sé do que poesia cantada. No início os trovadores, que eram músicos-poetas, viviam no sul da França.
Este estilo literário retrata a vida feudal, caracterizada pela existência de camponeses, cavaleiros, donzelas, batalhas, reis… Tudo isto relatado de forma muito intríseca a emoção, em detrimento da razão.
O Trovadorismo se divide em:
•epopéia: poesias cantadas ou recitadas de celebração a feitos heróicos em prol da nação.•cantigas de gesta: epopéias cantadas em francês e castelhano.
•romance: epopéias transformadas em prosa.
•novelas: contavam as histórias entre cavaleiros, batalhas e donzelas.
•Também tinham o estilo lírico, conto e teatro.
As cidades medievais eram superlotadas, barulhentas, escuras e tinham cheiro de estábulo. Só as ruas mais largas eram pavimentadas, as outras eram sujas, com esterco e lama. Na maioria, eram apenas vielas estreitas onde não se podia passar com duas mulas sem derrubar os quiosques dos vendeiros.
- De dia, as ruas ficavam apinhadas de gente: ferreiros, sapateiros, vendedores de tecido, açougueiros, dentistas… Bastava o comerciante abrir as venezianas de sua casa para transformá-la numa banca de mercadoria. Ficavam também cheias de animais: cães, mulas, porcos, cavalos, galinhas…
- Na média, as cidades medievais típicas tinham entre 250 a 500