cidade industrial
BACHARELADO EM ARQUITEUTRA E
URBANISMO
Disciplina: Teoria e História da Arquitetura e
Urbanismo
As cidades – Implantação
Ville Contemporaine x Cidade Industrial
Nome:
SÃO CARLOS-SP
JUNHO/13
As cidades - Ville Contemporaine x Cidade Industrial
Uns dos maiores arquiteto moderno, Le Corbusier (Charles Edouard Jeanneret, 18871965) nascido em La Chaux-de-Fonds, uma cidade onde se fabricava relógios nas montanhas suíças Jura. Soube assumir esta tarefa e enfrentaras tradições de seu país, sem perder de vista as relações com o movimento internacional. abandona por algum tempo a escola, a partir de 1908 trabalha no estúdio de Perret e depois com Behrens, e viaja pela Europa e pelo Oriente.
“ No primeiro decênio de 1900, enquanto em outros lugares desenvolve-se a art nouveau, a França participa da polemica internacional com uma audaciosa renovação na própria linha de tradição...”. (Benévolo pág. 426.)
“em 1922 Le Corbusier prepara o primeiro projeto da cidade ideal: une Ville contemporaine para três milhões de habitantes.... Os edifícios são de três tipos: grandes arranha-céus cruciformes no centro, prédios de seis andares à rédens na zona intermediária e immeubles-villas na periferia. O plano é rigorosamente simétrico, com vias ortogonais e diagonais conforme o modelo acadêmico.” (Benévolo pág. 430.) fig. 01.
A planta mostra um plano ortogonal de como deveria ser uma cidade moderna, com a setorização de cada área, como habitação e administração e outro setores, as habitações com edifícios baixos estão situados em uma extremidade de seu traçado, e marcando a área central com avenidas diagonais, estão os edifícios destinados a administração
(serviços). Le Corbusier planejava a cidade usando um terreno imaginário sem nenhum tipo de acidnente topográfico.
fig01.planta da ville contemporaine (1922)
Enquanto Tony Garnier paneja uma cidade levando em conta a topografia do terreno, a
Cidade industrial