Cidade historica
Preto é uma das mais famosas e visitadas do país.
A cidade de relevo acidentado e urbanizada nos mesmos moldes das cidades portuguesas foi a capital do estado de Minas Gerais no período imperial, devido à sua atividade mineradora que enriquecia ainda mais o império.
Ouro Preto ainda conserva a arquitetura colonial de suas construções e por isso, a cidade em si é praticamente um museu a céu aberto. Esse fato fez com que a ONU declarasse a cidade como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1980 e recentemente eleita uma das sete maravilhas brasileiras pelo Banco HSBC e pela revista Caras.
Ao visitar Ouro Preto, prepare-se para perder o fôlego ao conhecer as suas igrejas em estilo barroco, extremamente simples por fora, mas com interiores surpreendentes decorados com ouro puro, onde as maiores obras de arte da estatuária brasileira podem ser conferidas. Entre as mais visitadas estão a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a de São Francisco de Assis.
A cidade também é um importante centro cultural por abrigar uma universidade federal e diversas repúblicas estudantis, além de sediar todos os anos o Fórum das Artes, um grande festival cultural com atividades como música, teatro, artesanato e literatura.
Se der tempo, ainda dá para explorar o entorno da cidade e praticar o ecoturismo por suas cachoeiras e trilhas na mata nativa protegida pelos seus Parques