Cidade digital
“CIDADE DIGITAL”
Introdução
O projeto “Cidade Digital” é baseado em uma rede wireless pública, que possibilitará a inclusão digital na cidade atendida. Inicialmente, a rede disponibilizará pontos de acesso, nos quais uma parte será reservada para a prefeitura, e os demais estarão disponíveis para a população.
A rede deverá cobrir todos os bairros da cidade, utilizando torres espalhadas em zonas estratégicas pela cidade. A cidade será dividida em áreas, onde cada área é representada por um bairro ou uma junção de vários, cada área terá um limite de pontos que podem ser usados simultaneamente. Para determinar este número de pontos, serão levados em conta o número de habitantes da área e o poder de consumo desses habitantes.
Para sustentar economicamente a rede, poderá ser criado um sistema de propagandas, onde empresas interessadas poderão pagar para divulgar seus anúncios. Esse mesmo sistema poderá ser utilizado pela prefeitura para melhor divulgar seus eventos, programas e projetos. Outra forma para sustentar economicamente a rede, poderá ser criado um kit de acesso, que poderá ser vendido aos usuários domésticos do projeto “Cidade Digital”.
Meta do Projeto
O projeto “Cidade Digital” tem como meta principal disponibilizar para a população acesso gratuito à Internet e aos serviços fornecidos pela Prefeitura Municipal Lins através de uma rede wireless, visando à inclusão digital e modernização dos serviços.
Além da meta principal, há outras secundárias: espalhar telefones IP públicos pela cidade, permitindo que qualquer cidadão efetue ligações para os órgãos públicos de administração, saúde e segurança; espalhar câmeras de segurança pelas principais avenidas e ruas com o intuito de monitorar as mesmas, podendo detectar acidentes e assaltos de forma mais rápida.
A infra-estrutura será composta pelas tecnologias sem-fio Wi-Fi (padrões 802.11a e 802.11g, respectivamente). Inicialmente deverão ser disponibilizados pontos exclusivos para o uso da