cidade de viamão e os índios caingangues
Julia Luvison
A CIDADE DE VIAMÃO E OS ÍNDIOS
CAINGANGUES (KAINGANG)
Caxias do Sul, 9 de maio de 2014
2014
Julia Luvison
Trabalho apresentado à Faculdade da Serra Gaúcha – FSG, como parte das exigências do Curso de Odontologia para aprovação na disciplina de Sociologia da Saúde.
Caxias do Sul, 9 de maio de 2014
2014
SUMÁRIO
1 introdução 4
2 desenvolvimento 5
REFERÊNCIAS 8
1 introdução
O presente trabalho falará um pouco sobre a cidade de Viamão, sua origem e sua história. A cidade de Viamão foi de suma importância no que diz respeito a história Rio-Grandense. Foi já palco da revolução farroupilha, capital do Rio Grande do Sul. Foi muito disputada pelos colonizadores Europeus e perdeu parte de sua importância ao deixar de ser capital, passando a ser apenas uma vila pertencente ao município de Porto Alegre. Também abordarei os aspectos culturais nos índios Caingangues (Kaingang), ressaltando principalmente a sua situação atual no Rio Grande do Sul. Atualmente a tribo dos Kaingang habitam a cidade de Viamão, bem como outras cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Infelizmente, uma parte considerável nos Kaingangs vive hoje em zonas urbanas, beira de estradas e viadutos, perdendo significativamente sua cultura indígena.
2 desenvolvimento
A cidade de Viamão
As origens de Viamão estão diretamente ligadas à disputa do território existente entre Laguna e a Colônia do Sacramento por portugueses e espanhóis. Esse território, era conhecido então como "Campos de Viamão", futura província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Viamão foi novamente palco da Revolução Farroupilha. Em junho de 1836, Bento Gonçalves da Silva e suas tropas montaram acampamento, construíram trincheiras e improvisaram fortificações entre a área central do município e a Vila de Itapuã. Em 1880, tornou-se município