Cidade de São Paulo
Introdução
A cidade de São Paulo é um cenário de constantes contradições econômicas, sociais e políticas, a disputa entre condutores e usuários do sistema de transporte público é observada diariamente. Deste modo a organização territorial da cidade é essencial para o desenvolvimento do espaço urbano, permitindo que a necessidade de movimentação da população seja atendida, e suas contradições afetam principalmente os cidadãos menos favorecidos, que possuem acessibilidade e circulação extremamente reduzidas ao espaço urbano. A rápida expansão dos centros urbanos e o crescimento da quantidade de transportes individuais, em relação às viagens motorizadas realizadas na cidade resultaram no aumento dos conflitos entre os distintos modos de deslocamento, assim como geram gastos econômicos elevados, na tentativa de viabilizar o fluxo de veículos motorizados, esse fato distorce o papel da cidade que é proporcionar a qualidade de vida e circulação aos seus moradores e visitantes. Atualmente a implantação de faixas e corredores de ônibus tem sido uma das alternativas para auxiliar o transporte urbano na cidade de São Paulo.
fAIXAS E CORREDORES NA CIDADE DE SÃO PAULO:
Estudo das faixas exclusivas nas Avenidas 23 de Maio e Cruzeiro do Sul
O presente trabalho (TCC) tem por finalidade abordar aspectos da mobilidade urbana na cidade de são Paulo, fato que o insere plenamente no contexto de abrangência do Plano Diretor recém aprovado pela Municipalidade.
A vinculação do estudo citado com o Plano Diretor é patente, pois tal plano tem como objeto política de desenvolvimento urbano, entre elas o que se refere a mobilidade das pessoas e coisas, constante dos Princípios, Diretrizes e Objetivos, art 5º, V, parág. 5º, quando define que direito à cidade compreende o processo de universalização de acesso aos benefícios e as comodidades da vida urbana por parte de todos cidadãos, seja pela oferta e uso dos serviços, equipamentos