Cidade de Paranapiacaba
Cemitério – O cemitério de paranapiacaba fica na parte alta da cidade. Nos dias de hoje no cemitério não é mais permitido a compra de túmulos, mas as famílias mais antigas da cidade (as que provavelmente já tem túmulo) ainda podem enterrar os seus parentes no cemitério. A venda de túmulos não é mais permitida por conta da contaminação do solo e também da água.
Igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba – A igreja naquele tempo era construída no local mais alto, pois ficava mais perto do céu, ou seja, mais próximo de Deus, por isso a igreja fica na parte alta da cidade.
A cidade – A cidade de Paranapiacaba é divida em duas partes: a parte alta e a parte baixa (sendo que a parte baixa é divida em VILA VELHA e VILA NOVA). Na parte alta existia uma influência portuguesa, casas mais próximas, ruas estreitas, construções de alvenaria e os moradores eram “aposentados“ e comerciantes. Já na parte baixa existia uma influência inglesa, casas de madeira, ruas mais largas em relação a parte alta e os moradores eram trabalhadores da ferrovia. O primeiro morador da cidade foi Bento José. Ele também ajudou na construção da Igreja e do cemitério. Paranapiacaba foi considerada uma cidade histórica, ou seja, não pode ser mudada. Se os moradores quiserem fazer algum tipo de mudança deve ser pedida uma autorização, caso a autorização não seja concedida e mesmo assim o morador fizer algum tipo de mudança pode-se geral uma multa de valor muito alta. O clima predominante é o tropical úmido e a vegetação predominante é a mata atlântica. Paranapiacaba é considerada uma cidade-dormitório, ou seja, é uma cidade que tem poucos