cidadao kane
A Globo começou a dominar o Brasil durante a ditatura militar mantendo o silêncio sobre a verdade do regime militar, agora está começando a falar, mas será que a Globo e Roberto Marinho pode realmente se libertar dessa herança ou será que o Brasil deverá se libertar da dominação da Globo?
Documentário feito pela BBC de Londres proibido no Brasil desde sua estreia, em 1993, por decisão judicial. Mostra o casamento de interesse da Globo ,Roberto Marinho proprietário das Organizações Globo, com o governo. Em que usa de artimanhas de manipulação a opinião dos cidadãos, como na tentativa de fraude nas eleições fluminense de 1982 para impedir a vitória de Leonel Brizola, a cobertura tendenciosa do movimento das diretas-já, em 1984 e o debate em 1989 de Lula e Collor que fora alterado a favor de Collor.
Desde sua estreia em 1965, a emissora tem sido filiada ao governo, tanto que a maioria de suas concessões está nas mãos de militares, com o intuito de serem os donos dos meios de comunicação na época. Sendo assim, a Globo recebeu um superinvestimento do governo militar em telecomunicações dando suporte para nasça umas das maiores rede de TV. Com isso, exercer a politica do Pão e Circo ao povo, ou seja, oferecendo a população atração e distração para que em suas costas sejam feitos sequestro do embaixador americano, bombardeio do teatro, assassinado de jornalista.
Portanto, não sabemos se a Globo é capaz de mudar enquanto estiver ao seu comando de Roberto Marinho, porque ela exaltou a ditatura, enquanto a maioria rejeitava. No entanto, podemos de libertamos da dominação da Globo antes que ela exerça sobre o país uma influência maior já que contém. Desse modo, é preciso que a televisão passe a reproduzir os valores, anseios, desejos e interesses da população; não da classe burguesa.