Cidadania
Assis Rogerio Cordova da Silva
Curso: Cidadania
Professor: Carlos
Cidadania a luz da Bíblia
Para entender a cidadania, em nossos dias não precisamos ir muito longe, podemos nos nortear no bairro onde vivemos. Como podemos descrever cidadania é todo o ato que se refere a causas públicas, ou seja, são atitudes e valores que encontramos em homens, quer seja do sexo masculino ou feminino, que desejam lutar por algo, muito maior que causas que beneficiem a si próprios, buscam coisas que irão de encontro com a comunidade, para o bem da comunidade em que estão inseridos.
Isso é a cidadania no mundo secular, onde a ética e a moral estão estreitamente ligados, com essa idéia.
Mas podemos perguntar como cristãos devemos estar envolvidos com a cidadania? É nessa hora que podemos olhar para a bíblia, e perceber a sua luz, o quanto o cristão, não só deve, mas tem o dever de estar ligado, por assim dizer, a esta causa.
Podemos perceber que nos primórdios, quando Adão foi criado, na sequência dos acontecimentos, vemos que foram criadas algumas leis, ou ordem que regeriam a sociedade na época, e se percebermos essas ordens vem do próprio Deus, quando Caim tirou a vida de Abel o Senhor Deus, lhe pôs um sinal para que todos pudessem ver quem era aquele homem e que ninguém deveria lhe tocar, ou seja, uma ordem de ética para o bem de todos os seres humanos, isso se encontra em Genesis 4:8-15. Com as civilizações, se avançado vemos que foram criados leis que regeriam a disciplina do povo, elas leis dadas por Deus, entregues a Moises para que as pessoas da época pudessem viver de forma agradável, e de comum acordo. Com o passar dos anos, e com a evolução das tecnologias, grandes impérios foram erguidos, até chegar a nossos dias, mas sempre as leis sendo escritos, estatutos sendo criados com base na ética moral, tirada das escrituras.
Todas as sociedades, comunidades, clubes, etc. Têm seus estatutos, seus deveres, seus pontos de partida, que