cidadania
Área de competência chave
UFCD
TEMA
Secundário
X
Cidadania e Profissionalidade
CP_ 5 Deontologia e princípios éticos
Princípios fundamentais da Ética (1)
Distinção conceptual entre Ética e Moral
Os conceitos de Ética e Moral são conceitos que, por vezes, se confundem. Apesar de relacionados, é comum referimo-nos a problemas éticos, que na verdade são morais e vice-versa. Analisemos a seguinte situação:
SITUAÇÃO -PROBLEMA
«Seja, por exemplo, o caso seguinte: alguém tem em seu poder um bem alheio que lhe foi confiado em depósito pelo seu dono, que entretanto faleceu sem que os seus herdeiros saibam nem possam vir a saber nunca desse depósito. (...) O possuidor desse depósito, exactamente nesta altura, caiu na ruína total, vendo a sua família, mulher e filhos aflitos e cheios de privações, e sabendo que podia livrá-los dessas privações num abrir e fechar de olhos apropriando-se do depósito. Além disso, suponhamos que o nosso homem é humano e caritativo, enquanto que os herdeiros são ricos e egoístas, e de tal modo petulantes e gastadores que acrescentar o depósito à sua fortuna seria como atirá-lo directamente ao mar. Se se pergunta agora se em tais circunstâncias estaria permitido o uso do depósito em benefício próprio, sem dúvida se devia responder: “Não!” E em vez de invocar todo o tipo de justificações, dirá tão somente: „é injusto”, isto é, opõe-se ao dever.»
Kant, in curso de Filosofia, ed. Biblioteca Nova, Madrid
Como se deveria actuar numa situação extrema como a colocada por Kant?
Que está em jogo na tomada de decisão do indivíduo que tem o depósito em seu poder? Se só ele (e o legítimo proprietário entretanto falecido) é conhecedor do dito depósito, porque não apropriar-se dele?
A quem, se não a ele próprio (à sua consciência), terá de prestar contas?
E vivendo a sua família um momento difícil de privações, não teria ele mais que razões para se apropriar do depósito e solucionar os seus problemas?
Mas por