Cidadania
Conceitos abordados sobre cidadania: Cidadania é condição da pessoa que vive em uma sociedade livre. Nas comunidades políticas onde impera o arbítrio ou a tirania não existem cidadãos. Para que tal condição se programe, é imprescindível uma ordem política democrática que permita o exercício das liberdades; Induz-nos diretamente a ideia de cidade, de um núcleo urbano, de uma comunidade politicamente organizada.
Três grandes princípios de cidadania: 1- Cidadania é condição da pessoa que vive em uma sociedade livre; 2- A cidadania é uma condição voluntária, não pode ser imposta a nenhuma pessoa; 3- A cidadania se desdobra em um conjunto de direitos e deveres das pessoas que pertencem a um determinado estado.
Dentro do conceito de cidadania, temos cinco modelos variados de cidadania: 1- Feudal; 2- Monárquico; 3- Tirânico; 4- Nacional; 5- Moderno Cidadão.
Origem e evolução histórica da Cidadania
Embora tradicionalmente atribua-se o surgimento da cidadania à Grécia Clássica, podemos ousadamente afirmar que sua origem é anterior mesmo às primeiras comunidades sedentárias, isto é, muito antes de surgirem aldeias, vilas ou cidades. Ao julgar pelos achados paleontológicos, pode-se afirmar que os mais primitivos homens já compunham pequenos grupos sociais, comendo frutos, sementes, raízes, insetos, pequenos vertebrados e, ocasionalmente, unindo forças para abater predadores maiores; compartilhavam o mesmo espaço em grutas, cavernas ou em esconderijos naturais.
A Cidadania na Grécia
Parece ser unânime a ideia que, ao menos no ocidente, as primeiras civilizações surgiram na Grécia. Contudo, não se pode afirmar de forma precisa quando e onde surgiu à primeira. A hipótese mais aceita é de que foi na ilha de Creta, por volta do século XVI A.C. No início toda organização social se reduzia a ethnos, que significava tribo e/ou povo, e implicava a existência de um território mais ou menos extenso, no qual poderiam coabitar de forma dispersa