cidadania
Cidadão é aquele que faz parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres. Ou seja, exercer a cidadania e tem consciência de suas obrigações e lutar para que o justo e correto seja colocado em prática.
Direitos;
Como previsto na constituição, todos temos direitos iguais independente de cor, classe social, religião.Os principais são: Saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte.
Deveres;
para termos nossos direitos assegurados, precisamos cumprir alguns deveres estabelecidos por lei. Os principais são: Votar para escolher nossos governantes.
- Cumprir as leis.
- Respeitar os direitos sociais de outras pessoas.
- Educar e proteger nossos semelhantes.
Preservar a natureza.
- Proteger o patrimônio público e social do País. e Colaborar com as autoridades.
Cidadania ativa;
É Quando o cidadão luta por seus direitos. Protesta e faz greves, isso são formas de cidadania ativa.
-Recentemente tivemos o exemplo da greve dos professores do estado de São Paulo: Reivindicando aumento de salários e melhores condições de trabalho.
Cidadania passiva
Quando a população não luta por seus direitos, ficam acomodados com a situação. A falta do pensamento crítico prejudica o mesmo. Isso significa que cidadania passiva é justamente o contrário da cidadania ativa.
A idéia de cidadania geralmente está associada a pessoa que sabe reivindicar, direitos enquanto consumidora e pagadora de impostos, cumprindo cegamente aquilo que está legitimado como os deveres que se deve cumprir.
Em primeira análise, parece tratar-se de uma postura irrepreensível. Mas, em que medida a cidadania pode representar muito mais do que isso? O autor Clodoaldo Meneguello Cardoso, faz uma oposição interessante entre dois tipo de cidadania: a passiva e a ativa.
cidadania passiva na