Cidadania
1. Diga o que entende por valor cultural.
O valor cultural é o conhecimento, a formação que pode ser transmitido de geração para geração. Com o desenvolvimento da pessoa o seu valor cultural pode variar, a pessoa vai ter mais conhecimentos para fundamentar as suas opiniões.
2. Elabore uma reflexão pessoal sobre a evolução da sua hierarquia de valores de acordo com as suas vivências e experiências.
Ao longo do tempo fui-me apercebendo que é preciso respeitar os outros para sermos respeitados. Por não ter conhecimentos era uma pessoa facilmente influenciada, hoje penso duas vezes antes de agir e reparo nas pessoas que fazem parte da minha vida para não voltar a ser enganado e ter pessoas de confiança e que se preocupam realmente comigo.
3. Cada geração tem o seu modo de ver e interpretar a realidade. Explique então de que modo o conflito de gerações traduz um confronto entre diferentes hierarquias de valores.
Cada geração é diferente da outra porque os próprios tempos são diferentes. A geração de 70´s é diferente da de 90´s porque em vinte anos a evolução da tecnólogia foi muito grande e as pessoas na década de 70 não tinha a tecnólogia nem a informação das de 90 logo as geração mais nova ja encara os riscos de uma maneira diferente porque estam informados e sabem os resultados que podem ter. A evolução nos ultmos 50 anos foi enorme comparado com os ultimos 200 anos o que resultou de gerações muito diferente em pouco espaço de tempo.
-----------------------
Área – Cidadania e Profissionalidade
TURMA A
Núcleo gerador 5: Convicção e Firmeza Ética
Domínio de Referência: DR1 – Contexto privado / Tema: Valores éticos e culturais
Competência: Distinguir as várias hierarquizações de valores, escolher e reter referentes éticos e culturais.
Recursos / materiais: computadores com processador de texto Word, folhas policopiadas, material de escrita e