Cidadania e poder
ARIAM CARLA CORREA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:
NOÇÃO DE PODER E CIDADANIA.
Manaus
2012
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ARIAM CARLA CORREA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:
NOÇÃO DE PODER E CIDADANIA.
Comportamento Organizacional – Noção de Poder e Cidadania, apresentado ao Centro Universitário do Norte como pré-requisito na obtenção parcial de nota para o 1º bimestre, Turma CCN04S2. Professor: Leonardo Perdiz da Costa.
Manaus
2012
INTRODUÇÃO
A cidadania vem sendo discutida ao longo de toda a trajetória histórica da humanidade e, ainda hoje, não existe um consenso formado sobre o seu significado.
Geralmente o conceito é associado às formas de cidadania legal que está relacionada a pertencer a uma nação ou a ser associada à condição de um bom patriota. Na prática o conceito de cidadania é um conceito em permanente mutação, ou em desenvolvimento e, historicamente, existe uma constante disputa pelo significado deste termo. Esta definição é muito relevante para o trabalho com jovens, porque na prática oferece um espaço a ser construído e redefinido junto com as novas gerações, permitindo que o conceito seja sempre atualizado e renovado, de acordo com as mudanças de cada época ou realidade, assim como das próprias pessoas que vivenciam este processo de transformação.
A definição de poder pode ser comparada a uma relação de mando e dependência nas organizações, a qual não ocorre isoladamente, mas suas formas são mescladas na dinâmica do ambiente organizacional. Poder (do latim potere) é definido, literalmente, como direito de deliberar, agir e mandar, pode ser definido como a capacidade de influenciar a conduta dos outros, e em troca resistir a influências indesejadas. O poder é um fenômeno que envolve todas as pessoas nas organizações, ele pode ser conquistado e