cidadania e mundo atual
Trabalho realizado:
Diogo Pinto nº2
Nuno Maia nº10
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O que é?
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (CONT)
Quando Surgiu?
Revolução Industrial foi a transição para novos processos de manufactura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinasferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão. A revolução teve início na Inglaterra e em poucas décadas se espalhou para a Europa Ocidental e os Estados Unidos.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (CONT)
Que transformações trouxe?
A economia transformou-se, pois a atividade industrial passou a ocupar o centro da vida económica; formaram-se grandes empresas industriais e o trabalho assalariado passou a predominar em toda a parte; em outras palavras impõe-se o capitalismo industrial.
A sociedade foi profundamente afectada pelo êxodo rural e pelo crescimento da vida urbana; começaram a formar as cidades industriais; ocorreu também um aumento da população mundial; a burguesia industrial se fortaleceu e começou a ganhar cada vez mais destaque a classe operária.
Na política, houve a queda do estado absolutista, disputa entre os países europeus pelo domínio das colónias na África e na
Ásia com o objectivo de obter matérias-primas para a indústria