CIDADANIA E EDUCA O FERNANDA
Altelía Ribeiro da Silva1
Fabyanna Lima de Vasconcelos2
Fernanda da Silva Monteiro3
Francisco Lima Rocha4
Para falarmos de cidadania da educação, devemos primeiro fazer uma análise destas duas palavras:
Cidadania, é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.
Educação, é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento, no seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte, e vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade, demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização, de acordo com o filósofo teórico da área da pedagogia René Hubert, a educação é um conjunto de ações e influências
exercidas voluntariamente por um ser humano em outro, normalmente de um adulto em um jovem. Essas ações pretendem alcançar um determinado propósito no indivíduo para que ele possa desempenhar alguma função nos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos de uma sociedade. No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.
A evolução histórica da conquista da cidadania A relação entre cidadania e