Cidadania empregabilidade grega
Cidadania e Empregabilidade
João Rocha, nº 17, R5
Almada
2014/2015
Escola Secundária Cacilhas Tejo
Trabalho para a disciplina de
Cidadania e Empregabilidade
Professora Teresa Santana
Almada
2014/2015
1º - Descreve a Polis ateniense
Polis ateniense, é a cidade-estado sob as cidades da Grécia antiga clássica, era autónoma, independente das outras cidades, tem o seu próprio rei e exército, Deus e lendas.
A Pólis grega era formada, por uma Acrópole, uma Ágora e Zona Rural.
A Acrópole corresponde a parte mais elevada da cidade, onde existiam templos dedicados aos deuses.
A Ágora é a parte mais pública da comunidade, onde existia o mercado e as assembleias do povo. Normalmente era um espaço livre, onde existiam os mercados, as feiras livres e os edifícios de caracter público.
Zona Rural é a parte agrícola, onde moravam os camponeses e onde era cultivado os alimentos para abastecer a cidade.
2º - Explica quem eram os cidadãos
Eram considerados cidadãos apenas indivíduos do sexo masculino, com mais de 18 anos e que participavam nas reuniões da Assembleia. Quando estavam aptos para exercer a vida politica, os filhos eram apresentados por seus pais e estes deveriam prestar o juramento de que eles possuíam tal idade e que realmente eram cidadãos, ou seja, os filhos deveriam ser fruto de um casamento legal, em que os pais eram cidadãos atenienses e livres de nascença. As crianças e as mulheres não faziam parte do grupo de cidadãos.
3º - Descreve as várias etapas do cidadão Ateniense.
1º – Até aos 7 anos eram educados pelas mães no Gineseu.
2º – Dos 7 aos 12 anos passavam a frequentar a escola onde aprendiam a ler, escrever, contar, aritmética, música e a recitar poemas de Homero.
3º – Dos 12 aos 15 anos passavam a frequentar o ginásio onde praticavam várias modalidades desportivas e se preparavam para os jogos olímpicos.
4º – Dos