Cidadania em roosseu

3345 palavras 14 páginas
FACULDADE DE DIREITO DE VARGINHA Decreto n68.179 de 8/02/1971

Filosofia do Direito: a cidadania em Rousseu

Luiz Gustavo Ferreira

VARGINHA – MG
2013

Um colóquio inicial...

Tomando por base o pensamento de Rousseau, o autor discorre sobre a idéia de cidadania que leva em consideração seus elementos integrantes, etimológica e historicamente a luz da jusfilosofia. A partir daí, a cidadania é refletida na ótica da filosofia jurídica como sendo uma garantia de direito fundamental que requer do cidadão a participação ativa na sociedade.

Luiz Gustavo Ferreira

VARGINHA – MG
2013
SUMÁRIO

Introdução 04
1.O que é cidadania 04
2. Abordagem jusfilosófica da cidadania 05
3. Concepção Rosseauniana 06
4 Conclusão 08
5. Bibliografia-------------------------------------------------------------------------------------09 e 10

Introdução

A noção de cidadania enquanto participação cívica da população nos negócios públicos, como momento de deliberação das questões que dizem respeito a toda coletividade será objeto de reflexão neste trabalho a partir do pensamento dos jusfilósofos Jean-Jacques Rousseau e Karl Marx.
Em certos aspectos, Rousseau como Marx comungam do mesmo pensamento, como na divisão política imposta pela economia para que se gerencie as relações sociais e os meios de produção, mas a construção da cidadania é um fenômeno que pressupõe a garantia de certos direitos fundamentais. Para tanto, a concepção de cidadania marxista e rousseauniana tem como objetivo a exaltação dos direitos do homem em sociedade, deliberando sobre os assuntos que dizem respeito à coletividade.

1.O que é cidadania?

A cidadania, como fenômeno social de relevante importância, tem suscitado acaloradas discussões

Relacionados