Ciclos Econ Micos Do Brasil Pesquisa De GEO
O Ciclo do Pau-Brasil.
A extração do Pau-Brasil [madeira e tinta] era feita com o auxílio da mão-de-obra nativa, na base do escambo em que os europeus forneciam objetos de pouco valor na Europa.
O Ciclo da Cana-De-Açucar.
O cultivo da cana-de-açúcar deu-se pela necessidade imperativa de colonizar e explorar um território até então sem muita importância econômica para Portugal, vários foram os motivos para a escolha da cana, entre eles a existência no Brasil do solo de massapé.
O Ciclo das Drogas do Sertão
Drogas do sertão é um termo que se refere a determinadas especiarias extraídas do chamado sertão brasileiro.
O Ciclo do Ouro
Na História do Brasil, o ciclo do ouro é compreendido como o período em que vigorou a extração e exportação do ouro como principal atividade econômica na fase colonial do país.
O Ciclo da Pecuária A pecuária estava vinculada à economia de subsistência, fornecia couros e carnes para o consumo interno das grandes propriedades. Esse foi um grande passo para o começo da primeira grande comercialização interna da colônia, fator essencial no povoamento de novas terras.
O Ciclo da Borracha
Desde o início da segunda metade do século XIX, a borracha passou a exercer forte atração sobre empreendedores visionários. A atividade extrativista do látex na Amazônia revelou-se, de imediato, muito lucrativa.
O Ciclo do Café
O café chegou ao Brasil, na segunda década do século XVIII, através de Francisco de Melo Palheta. Estas primeiras mudas foram trazidas da Guiana Francesa.
Ciclo do Algodão
No contexto da economia colonial, o algodão surge como mais um produto agrícola que se estabeleceu nas bases do trabalho escravo, da grande propriedade e da monocultura voltada para o mercado externo.
Ciclo do Fumo
Durante os três primeiros quartos do século XVI os colonos portugueses obtiveram o fumo dos índios, através de um sistema de trocas, mas numerosas guerras fizeram com que, por volta de 1570, eles começassem a cultivá-lo.
Ciclo da