Ciclos biologicos
Parte dos compostos organicos formados são aproveitados pelo organismo produtor e o que sobra da produção é icorporada a biomassa no mesmo organismo, que serve como fonte de nutriente para os proximos níveis de alimentação da cadeia alimentar, os consumidores: primários (herbovoros), secundários (onívoros) e terciarios (carnivoros), até os decompositores que efetuam a degradação da matéria.
Portanto, os seres produtores iniciam o ciclo do cabono, os demais organismos captam-o e os decompositores finalizam e devolvem ao ambiente todos os nutrientes inclusive o carbono reiniciando assim o processo.
Porém a devolução do carbono não ocorre somente com a morte de um organismo, mas sempre durante a vida de qualquer ser, atraves da respiração.
Ciclo do nitrogenio
O nitrogenio é um componete que entra na composição de duas moléculas organicos que são muito importantes para todos os seres viventres: as poteinas e os acidos nucleicos
Mesmo estando muito presente no ar atmosférico, essencialmente na combinação molecular N2, poucos são os organismos que assimilam assim. Apenas algumas bacterias e algas que podem contaminar as aguas retiram o nitrogenio do ar em forma de N2 e incorporam-o as suas moleculas organicas.
Algumas bactérias nitrificantes que ficam na superficie do solo realizam a conversão do nitrogenio, transformando a amonia em nitratos e disponibilizam esse elemento diretamente as plantas e indiretamente aos animais, atraves das relações de alimentação (troficas): produto e consumidor.
Outras bacterias tambem fixadoreas de nitrogenio gasoso, que não vivem no solo, vivem no interior