Ciclos Biologia
Primeiro Objetivo; Terceiro Trimestre.
Energia Para Vida:
A fotossíntese é o processo biológico em que graças a energia, proveniente da luz, dois tipos de moléculas inorgânicas bastante comuns na terra, o gás carbônico e a agua, combinam-se, produzindo moléculas orgânicas ricas em energia. Liberando mais agua, gás carbônico e enfim glicose.
Transferência De Energia Entre Seres Vivos:
A massa da matéria orgânica que constitui um ser vivo é chamada de BIOMASSA, uma vez que as moléculas orgânicas são altamente energéticas, a quantidade de biomassa reflete diretamente a quantidade de energia química potência naquela matéria orgânica.
Teias e Cadeias Alimentares:
Em uma comunidade biológica, os seres vivos matem diversos tipos de relações quanto a alimentação. Por exemplo, certos tipos de plantas servem de alimento de pequenos tipos de plantas. Pássaros se alimentam de certos tipos de animais pequenos. Essa multiplicidade de relações é denominada de TEIA ALIMENTAR.
Para facilitar o entendimento costuma-se destacar sequencias lineares de organismos, denominados CADEIAS ALIMENTARES.
-Os primeiros componentes de uma cadeia alimentar, são os chamados, PRODUTORES. Produzem biomassa. São seres autotróficos fotossintetizantes.
-Seres heterotróficos, ou seja, aqueles que se alimentam de outros seres vivos, são os chamados CONSUMIDORES. Os que se alimentam diretamente dos produtores são chamados de consumidores primários e os que se alimentam de consumidores primários são chamados de consumidores secundários.
- Após a morte, a biomassa dos produtores e dos diversos outros níveis de consumidores serve de alimento para certos fungos e bactérias. Estes são chamados de DECOMPOSITORES.
Dissipação de Energia Na Teia Alimentar:
A quantidade de energia passada para o próximo animal, é muito menor do que quando gerada, afinal os seres vivos não aproveitam totalmente o alimento que ingerem, e os seres vivos consumem boa parte das moléculas nutritivas na