Ciclos biogeoquímicos
INTRODUÇÃO
Na natureza existem cerca de 90 elementos químicos conhecidos. Destes aproximadamente 35 formam as moléculas orgânicas que fazem partes dos organismos (tanto vivos como mortos). Esses elementos circulam dentro da biosfera, entre os compartimentos abióticos e bióticos, ou seja, entre o biótopo e a biocenose. O circuito percorrido pelos elementos dentro dos ecossistemas é chamado de ciclos biogeoquímicos. De modo que:
Ciclos: representam a troca e a circulação de matéria entre os componentes vivos e físico-químicos da biosfera.
Bio: representa os organismos que interagem no processo de síntese orgânica e na decomposição dos elementos.
Geo: representa o meio terrestre (solo) é o reservatório dos elementos.
Químico: representa o ciclo dos elementos e processos químicos de síntese e decomposição.
Os ciclos biogeoquímicos se classificam em dois grupos básicos: os tipos gasosos, nos quais o reservatório está situado na atmosfera ou na hidrosfera (oceano), e os tipos sedimentares, nos quais o reservatório localiza-se na crosta terrestre.
Entre os principais ciclos biogeoquímicos estão os ciclos da Água, do Carbono, do Nitrogênio, e do Fósforo.
[pic]
CICLO DA ÁGUA
A maior parte da água presente na terra, cerca de 97% está nos oceanos e nos mares, uma pequena parte 1,75% encontra-se nas geleiras, ou sob o cume permanente gelado das montanhas. Apenas uma ínfima parte, cerca de 0,75% está nos rios, lagos e em aquíferos na forma de água doce, disponível para os seres vivos ou sob uma forma gasosa, compondo o vapor d'água na atmosfera. Sendo que o volume total de água da biosfera é de aproximadamente 1,5 bilhões de quilômetros cúbicos.
O ciclo da água é caracterizado por deposito atmosférico pequeno, porém extremamente dinâmico, sendo inclusive responsável pela caracterização dos diversos climas terrestres.
As reservas de água nos continentes são alimentadas pelas precipitações (chuva, granizo, neve), uma vez que chove