Ciclos Biogeoquimicos
ALANA DE SOUZA
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
IPORÃ DO OESTE-SC
2015
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irá ser relatado sobre Ciclos Biogeoquímicos, que são processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para o organismo. Um ciclo biogeoquímico é o movimento de determinados elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Os principais ciclos são o do carbono, da água, e do oxigênio, e assim vão ser relatados outros também de boa importância, tais como: o nitrogênio, o do fósforo, do cálcio e o enxofre.
Ciclo da Água
O ciclo da água é dirigido pela energia solar, e compreende o movimento da água dos oceanos para a atmosfera por evaporação, e de volta aos oceanos pela precipitação que leva à infiltração. Cerca de 97% do suprimento de água está nos oceanos, 2% nas geleiras e muito menos que 1% na atmosfera (0,001%). Aproximadamente 1% do total da água contida nos rios, lagos e lençóis freáticos é adequada ao consumo humano. O ciclo da água ocorre graças à energia solar que permite a mudança de estado físico.
A água apresenta dois ciclos:
Ciclo curto e pequeno: é aquele que ocorre pela lenta evaporação da água dos mares, rios e lagos, formando nuvens. Estas se condensam, voltando a superfície na forma de chuva ou neve.
Ciclo longo: É aquele em que a água passa pelo corpo dos seres vivos antes de voltar ao ambiente. A água é retirada do solo através das raízes das plantas sendo utilizada para a fotossíntese ou passada para outros animais através da cadeia alimentar. A água volta à atmosfera através da respiração, transpiração, fezes e urina. E aí ocorre a evaporação de toda a parte líquida, formando as nuvens e a precipitação.
Prejuízos
A água tanto como tem seus pontos positivos também tem seus pontos negativos. A contaminação da água gera graves problemas á qualidade de vida e saúde das populações. Diarréia, cólera,