ciclos biogeoquimicos
- Ciclo do Nitrogênio: o qual é dividido em 4 etapas: a fixação, a amonificação, a nitrificação e a desnitrificação.
- Ciclo da Água: que pode ocorrer de duas maneiras: o CICLO CURTO (onde a agua não passa pelo corpo dos seres vivos, ela apenas evapora, se condensa e volta na forma de chuva ou neve) ou o CICLO LONGO (o qual passa pelos seres vivos).
- Ciclo do Oxigênio: está totalmente ligado com o ciclo do carbono, através dos fenômenos da fotossíntese e da respiração.
- Ciclo do Fósforo: é considerado um ciclo mais simples que os demais devido não haver passagem pela atmosfera e pelo fato de possuir apenas um composto importante para os seres vivos, o fosfato.
- Ciclo do Cálcio: é um elemento que tem participação em diversas estruturas dos seres vivos, e por isso apresenta uma grande importância para eles, e tem como sua principal fonte as rochas calcárias, que com o tempo e por meio da erosão vão liberando o componente ao meio.
- Ciclo do Carbono: está interligado com o ciclo do oxigênio, e tem em seus processos a decomposição e a queima de combustíveis fósseis que são responsáveis pelo agravamento do EFEITO ESTUFA.
- Ciclo do Enxofre: é um ciclo de extrema importância, pois o enxofre é essencial para a vida. Essa substancia é reciclada e se da continuidade ao ciclo, toda vez que algum ser vivo morre, e elas retornam para esses seres sejam pelas raízes no caso das plantas ou pela ingestão de plantas ou animais, pelos animais.