ciclos biogeoquimicos
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: Meio Ambiente
PROFESSORA: Maria Beatriz
Ciclos Biogeoquímicos
Nome: N.º Ivair Gonzaga Murilo Maluf Priscilla Caetano Padilha 84993
Uberlândia, 14 de Maio de 2014
Os Ciclos Biogeoquímicos
Na Natureza, nada se cria nada se perde tudo se transforma.
Este é o princípio de conservação da matéria, enunciado por Lavoisier.
Os elementos químicos ora estão participando da estrutura de moléculas inorgânicas, na água, no solo ou no ar, ora estão compondo moléculas de substâncias orgânicas, nos seres vivos. Pela decomposição cadavérica ou por suas excreções e seus excrementos, tais substâncias se decompõem e devolvem ao meio ambiente os elementos químicos, já na forma de compostos inorgânicos.
Sabendo-se disso entenderemos que o ciclo biogeoquímico constitui-se da circulação na natureza desses elementos ou compostos químicos essenciais para a manutenção e reprodução dos organismos vivos. Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por componentes bióticos (seres vivos) e abióticos (ar, água, solo) , podendo às vezes acumular-se durante um longo período de tempo em um mesmo lugar. É por meio dos ciclos biogeoquímicos que os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre a atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra.
Sendo a Terra um sistema dinâmico, em evolução, o movimento e a estocagem de seus materiais afetam todos os processos físicos, químicos e biológicos.
Abaixo alguns dos ciclos biogeoquímicos mais importantes:
Ciclo do Nitrogênio
O nitrogênio se mostra como um dos elementos de caráter