ciclos biogeoquimicos
CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL EM ELETROTÉCNICA
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS E CICLO DA ÁGUA
Aluno: Viktor Carneiro de Souza da Silva
Professor: Iuri Marcos Silva
Disciplina: Prevenção a poluição
LAURO DE FREITAS
2013
Introdução
São processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. Água, carvão, oxigênio, nitrogênio, fósforo e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e não-vivos da Terra.
Sendo a Terra um sistema dinâmico, em evolução, o movimento e a estocagem de seus materiais afetam todos os processos físicos, químicos e biológicos. As substâncias são continuamente transformadas durante a composição e a decomposição da matéria orgânica, sem escapar da biosfera, sendo, portanto recicláveis.
Um ciclo biogeoquímico é o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra.
Os ciclos estão intimamente relacionados com processos geológicos, hidrológicos e biológicos. Como exemplo, pode lembrar-se que um modesto conhecimento sobre o ciclo geológico que é um conjunto dos processos responsáveis pela formação e destruição dos materiais da Terra, subdividido em: ciclo hidrológico e ciclo das rochas. É valioso para o conhecimento e compreensão de nosso ambiente, que é intimamente relacionado aos processos físicos, químicos e biológicos.
Os caminhos percorridos ciclicamente entre o meio abiótico e biótico pela água e por elementos químicos conhecidos, como, C, S, O, P, Ca, N, constituem os chamados ciclos biogeoquímicos.
Os estudos desses ciclos se tornam cada vez mais importantes, como, por exemplo, para avaliar o impacto ambiental que um material potencialmente perigoso, possa vir causar no meio ambiente e nos seres vivos que dependem direta ou indiretamente desse meio para garantir a sua sobrevivência.
A interferência do homem nos ciclos