Ciclo Vital e Desenv humano Morte
Morte
Os 5 estágios da morte
(segundo Elisabeth KüblerRoss)
1 º Estágio: Negação e Isolamento
“NÃO,
EU NÃO, NÃO PODE SER VERDADE.”
- Negação inicial expressa tanto em pacientes que recebem a notícia no começo da doença, quanto naqueles a quem não se diz a verdade, assim como também àqueles que venham a saber mais tarde por conta própria. - Negação ansiosa proveniente da comunicação de um diagnóstico.
Negação = pára-choque
- Em suma, a primeira reação do paciente pode ser um estado temporário de choque do qual se recupera gradualmente; - Confirmação da fase terminal?
- Cuidados com as reações no trabalho médico 2º Estágio: Raiva
O sentimento de raiva aparece quando já não é mais possível manter firme o primeiro estágio de negação, e ele é substituído por sentimento de raiva, revolta, inveja e ressentimento. Nessa fase, a pergunta que permanece nos pensamentos do paciente é: “Por que eu? Por que não poderia estar acontecendo com outra pessoa?”
A autora Elisabeth Kübler-Ross, em seu livro “Sobre a morte e o morrer”, cita alguns exemplos, onde podemos perceber o sentimento da raiva se externando de diferentes formas.
* O primeiro exemplo é referente a um senhor que estava internado há vários meses e já à beira da morte. Ele tinha uma enfermeira particular que o acompanhava e o cuidava. Nesse caso, a raiva racional é provocada pela enfermeira. Como o paciente se encontrava gravemente enfermo, seus únicos desejos eram que a grade da cama não fosse levantada ao seu lado.
* Paciente, acometido pelo mal de Hodgkin, recusava-se a aceitar sua doença, alegando que ele mesmo tinha sido o responsável por tal, e a delegar as atribuições de sua empresa a quem pudesse realizar. Mantinha-se controlador, dominador e exigente. Isso afastava sua esposa e a enfermagem.
Mediante os casos apresentados, e refletindo sobre o segundo estágio, um outro exemplo, real e de uma doença atual entre pacientes mais jovens: Cazuza, que se