Ciclo pdca
O ciclo PDCA, também conhecido como ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, foi introduzido no Japão após a guerra. Foi idealizado por Shewhart, mais foi Deming quem o divulgou e efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por principio tornar mais claro e ágil os processos envolvidos na execução da gestão. Deming é tido como sendo uma personalidade não nascida no Japão, mas que causou grande impacto sobre o sistema de negócios e de produção fabril japonês.
¨O ciclo PDCA é um método gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização. Esse método é largamente utilizado na busca da melhoria contínua tão necessária para o sucesso dos negócios ¨( VIEIRA,2010,p.24)
Segundo CAMPOS (1992,1994) o ciclo PDCA é composto das seguintes etapas: * Planejamento(P) Essa etapa consiste em estabelecer metas e estabelecer o método para alcançar as metas propostas. * Execução(D) Executar as tarefas exatamente como foi previsto na etapa de planejamento e coletar dados que serão utilizados na próxima etapa de verificação do processo .Na etapa de execução são essenciais educação e treinamento no trabalho. * Verificação(C) A partir dos dados coletados na execução comparar os resultado alcançado com a meta planejada. * Atuação corretiva (A) Etapa que consiste em atuar no processo em função dos resultados obtidos, adotando como padrão o plano proposto ,caso a meta tenha sido atingida ou agindo sobre as causas do não atingimento da meta ,caso o plano não tenha sido efetivo.
Ainda segundo o autor, para entender o papel das ferramentas da qualidade dentro do ciclo PDCA, devemos novamente destacar que a meta (resultado) é alcançada por meio do método PDCA. Quanto mais (fatos, dados, conhecimentos) ao método, maiores serão as chances de alcance da meta e maior será a necessidade da utilização de ferramentas apropriadas para coletar, processar e dispor estas informações durante o giro do PDCA. Vale