Ciclo Menstrual (tutoria)
Essa situação problema abordou o tema Puberdade Feminina e o Ciclo Menstrual, dois temas muito recorrentes na vida de mulheres jovens, e que se não forem bem detalhados e estudados geram dúvidas pelo resto da vida e consequentemente podem trazer riscos à saúde da mulher, além da surpresa de uma gravidez.
A personagem da história era a garota Ana Lúcia Mazzini de 15 anos que enfrentava o dilema de ainda não ter menstruado, fato que preocupava toda a sua família visto que sua irmã menor, Juliana, de 14 anos já havia tido sua menarca, que é um termo referente à primeira menstruação, ou seja, é a data que marca o início da puberdade nas mulheres. Aparentemente a única diferença de Ana com sua irmã além da idade, era que esta já havia iniciado sua vida sexual, era mais alta e magra e jogava vôlei profissional no time de sua cidade. Ressaltamos também a influência da pressão psicológica enfrentado pela menina e pesquisamos quais os fatores que podem influenciar na maturação sexual das meninas.
Muitos autores citam que há um percentual de gordura mínimo no corpo das mulheres para que elas iniciem a puberdade, 18%, e 22% do peso total para a manutenção da menstruação ao longo da vida fértil, já outros preconizam Índice de Massa Corpórea (IMC) Mínimo de 22. Ao que tudo indica a influência do peso e o início da puberdade está ligado ao tecido adiposo que produz um hormônio denominado Leptina que influencia na ativação do eixo Hipotálamo – Hipófise- Gonadal, logo meninas mais gordinhas tendem a caracterizar quadros de puberdade precoce por ter maior produção de leptina e meninas mais magras teriam sua menarca atrasada. Esse fato explicaria o fato de Ana Lúcia ainda não ter menstruado afinal ela pratica esporte e tem pouco tecido adiposo. O que pode ter retardado ainda mais a menarca da menina foi a pressão psicológica causada pela família, visto que o hipotálamo é