Ciclo Hidrologico
ÁGUA
Conceito Geral
O conjunto das águas contidas no planeta desenvolvem uma interdependência, isso ocorre por meio dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração, que se configuram como uma dinâmica hidrológica. Em outras palavras a água de hoje está em um lençol freático, logo mais poderá estar na atmosfera ou mesmo em uma geleira.
Conceito Geral;
Vaporização
Calefação;
Evaporação;
Ebulição;
Calefação:
Sistema de aquecimento em recintos fechados. Ex.: Lareiras com Chaminés e Radiador
Elétrico.
Evaporação
É o fenômeno que envolve a passagem de determinado material do estado liquido para o gasoso. É iniciado com o aquecimento do material por meio da ação do sol e ocorre numa temperatura menor que o ponto de ebulição. Condensação
Também chamada de liquefação, é o processo inverso ao que se tem na vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o liquido. Isso ocorre quando é retirado de calor suficiente para a substancia que estava em forma de vapor se condensar. Precipitação
Com muita água condensada na atmosfera, se inicia o processo de precipitação, onde as gotículas suspensas no ar se tornam pesadas e caem no solo na forma de chuva. Em regiões muito frias a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido, formando a neve ou o granizo.
Infiltração
Quando o vapor de água condensado cai sobre a superfície terrestre, ocorre a Infiltração de uma parte dessa água que vai alimentar os lençóis subterrâneos.
Transpiração
Parte da água que se infiltrou no solo pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la a devolvem à atmosfera por meio do processo de Transpiração.