Ciclo do oxigenio
O Que é Nectário, ou glândula nectarífera, é toda glândula em um organismo vegetal capaz de produzir e secretar néctar. São comuns nectários em flores, oferecendo uma fonte de líqüido e carboidratos a animais, que assim podem atuar na polinização das plantas, mas também ocorrem nectários em diversos outros órgãos, com as mais diferentes finalidades.
Função para o vegetal
Os nectários florais são glândulas com uma mesma função primordial, produzem e secretam nectar (liquidos e carboidratos), possuem características morfologicas diferentes entre si e muitas vezes, sem qualquer relação aparentemente.
Em que parte do vegetal é encontrado
Podem ser florais ou extra florais.
Existem três formas de nectarios porém é dificil afirmar a mais comum, são encontrados: * Disco nectarífero: massa cerosa, contínua ou descontínua, normalmente posicionada ao redor do ovário, no centro da flor. É um caso comum em Rosaceae, Meliaceae, Rutaceae, Fabaceae, Convolvulaceae, e outras grandes famílias. * Nectário septal: o néctar é secretado diretamente da epiderme da parede externa dos carpelos, no ponto de contato entre eles. Nos septos forma-se uma cavidade que é preenchida pelo néctar, que, por capilaridade, é conduzido à superfície da flor. Ocorre em quase todas as Monocotiledôneas. * Pêlos nectaríferos: são pêlos ocos que produzem e secretam o néctar. Podem estar localizados em qualquer ponto da corola, ou mesmo sobre os estames e ovário. São comuns em Bignoniaceae, entre outras. * Difuso: quando produzido e secretado por células epidérmicas das pétalas, sem qualquer estrutura especializada. Ocorre em Ericaceae, algumas orquídeas, Cactaceae, algumas Ranunculaceae, entre outras.
É normalmente aceito que algumas estruturas florais secretoras de outras substâncias que não o néctar sejam derivadas de nectários florais comuns.
Apesar de sua funcionalidade como um atrativo para polinizadores, os nectários não se restringem às flores. Há