CICLO DO OXIG NIO
O oxigênio foi originado, principalmente, da fotossíntese dos mares da Terra primitiva. Presente na atmosfera em forma de gás oxigênio (O2) e gás carbônico (CO2), é também o elemento mais abundante na crosta terrestre e oceanos. Esses dois gases, juntamente com a água (H2O), são as principais fontes inorgânicas desse elemento.
O gás carbônico presente na atmosfera é utilizado por pelas plantas, pois com a fotossíntese conseguem produzir açúcares e gás oxigênio. O oxigênio é frequentemente disponível graças às atividades de seres vivos, sendo o processo de fotossíntese considerado o principal responsável.
Enquanto as plantas produzem o gás oxigênio pela fotossíntese e o liberam na atmosfera, os seres que utilizam a respiração celular o consomem, nós seres humanos por exemplo.
Sendo assim, temos um ciclo para o oxigênio, pois as plantas precisam do gás carbônico para realizar a fotossíntese, que consequentemente transforma o gás carbônico em energia para si mesma (açúcares) e também no oxigênio, que volta para atmosfera e é novamente consumido por nós pela respiração. A combustão também consome oxigênio, o utilizando como comburente para as chamas, e também libera o gás carbônico, que volta para as plantas.
Por esse motivo é tão importante preservar matas e florestas, os seres fotossintetizantes são os principais agentes em transformar o gás carbônico que liberamos em oxigênio para consumirmos novamente.
CARACTERÍSTICAS
O Oxigênio é um gás incolor, inodoro e insípido, ou seja, ele não possui cor, nem cheiro e nem gosto, respectivamente.
Em baixa atmosfera (ou seja, altitudes próximas à superfície terrestre), o oxigênio é abundante em sua forma diatômica (significa que o oxigênio é encontrado na natureza sob a forma de dois isótopos do mesmo tipo combinado), representado pela fórmula O2. É essencial para a vida da grande maioria dos organismos vivos do planeta. Sua densidade é levemente superior à do ar, pelo fato de seus átomos serem de