ciclo do nitrogenio
O campo magnético é resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs.
O que é um ima?
Um ímã é definido com um objeto capaz de provocar um campo magnético à sua volta e pode ser natural ou artificial.
O imã é um dipolo, tem sempre dois polos, "norte" e "sul". Por definição, o polo sul de um ímã é atraído pelo polo norte magnético da Terra.
Os dipolos não podem ser separados. Se um ímã for dividido ao meio, obtêm-se dois ímãs menores, cada um com um polo norte e um polo sul.
Um eletroimã é um ímã que se baseia em campos magnéticos gerados por cargas em movimento. Ou seja, uma peça de ferro, com um fio enrolado, por onde corre energia elétrica. Como o eletroímã funciona? Sempre que existe corrente elétrica passando por um fio, existe também um campo magnético circular em volta dele. Quando esse fio é enrolado várias vezes no prego, o campo magnético fica na mesma direção deste, transformando o prego em ímã.
Exemplos comuns: Geradores, Caixa de som e etc.
Como fazer?
Primeiro passo é enrolar pelo menos duas camadas de fio no prego, deixando sobrar duas pontas de 20 cm (uma antes de começar a enrolar e a outra, quando terminar). Depois, é preciso raspar essas pontas do fio e encaixar cada uma delas em um dos polos das pilhas.
Quando ligado a pilha, o fio cria um campo magnético que faz com que o prego se transforme em um imã. Quando retira o fio da pilha, o imã para de funcionar.