Ciclo do Fosforo
O fósforo, elemento químico de símbolo P, presente na tabela periódica muito importante para todos os seres vivos, e encontrado em rochas.
O ciclo do fósforo é um dos mais simples encontrados na natureza, por conta de não utiliza a atmosfera para realizar seu processo. Assim, existem dois ciclos do fósforo que acontecem em escalas de tempo bem diferentes. Uma parte do elemento recicla-se localmente entre o solo, as plantas, consumidores e decompositores, em uma escala de tempo curta, que podemos chamar de ciclo de tempo ecológico. Outra parte do fósforo ambiental sedimenta-se e é incorporado às rochas, seu ciclo envolve uma escala de tempo muito mais longa, que pode ser chamada ciclo de tempo geológico.
As plantas absorvem o íon fosfato, que por sua vez se transforma em fosfato orgânico, utilizado para fazer a fotossíntese. Posteriormente os animais herbívoros se alimentam das plantas, absorvendo o fósforo, posteriormente os carnívoros se alimentam, chegando então aos decompositores que devolvem todos os compostos ao solo.
As aves marinhas também desempenham um papel importante no ciclo, se alimentando de algas e peixes que contem fósforo, ela acumula o mineral em seu organismo, e posteriormente quando defeca devolve a matéria ao solo. Uma parte permanece no solo, enquanto a outra penetra para camadas mais profundas, ou mesmo sendo carregada pelas chuvas, e sendo assim levadas para rios e mares, proporcionando o crescimento de algas.
O fósforo depende das florestas para reciclá-lo, pois sem este ato o mesmo poderia ficar tão escasso que limitaria o crescimento vegetal. No entanto, em grandes quantidades na natureza ele pode causar desequilíbrio ambiental.
No corpo humano ele é responsável, juntamente com outros elementos para a formação de ossos, DNA e enzimas que nós precisamos para um bom funcionamento.