Ciclo do diamante e segurança em mt
Aline
Emanuelle
Gilberto
Jéssica
Kédiman
Maquelen
Nájela
Os Ciclos do Diamante e A Segurança em Mato Grosso
Nova Mutum – MT
Agosto 2012
Aline
Emanuelle
Gilberto
Jessica
Kédiman
Maquelen
Nájela
Os Ciclos do Diamante e a Segurança em Mato Grosso
Pesquisa realizada para as disciplinas de História e Geografia, do 3º ano A.V. do Ensino Médio, da EEJAR, sob orientação dos (as) Professores (as) Érika e Dayanny.
Nova Mutum-MT
Agosto 2012
Sumário * Ciclos do diamante em Mato Grosso * 1º ciclo * 2º ciclo * Mecanização e impactos ambientais * Segurança em Mato Grosso * O novo cangaço * Assalto em Nova Mutum * Fuga de Presos do Novo Cangaço
Introdução
Ciclos do diamante em Mato Grosso
1º ciclo
No inicio do século XIII, praticamente paralelo a descoberta das minas de ouro em Mato Grosso, foram descobertos também na região do Alto Paraguai, diamantes.
A noticia da descoberta de diamantes naquela região atraiu novos fluxos migratório, contribuindo para a formação de novos núcleos populacionais.
O Intendente e Provedor da Fazenda Real criou o “destacamento de diamantes do Paraguai” com a intenção de controlar as minas de ouro e proibir a extração de diamantes.
Isso por causa do interesse da coroa portuguesa em defender e ampliara fronteira oeste. A coroa a fim de efetivar o “utis possidetis” fundou Vila Bela da Santíssima Trindade. se a produção de diamantes fosse liberada a população fixada a oeste migraria para o leste,contrariando os interesses lusitanos.
A extração só foi liberada no inicio do século XIX, quando a repartição de terras foi feita e aflorou inicialmente no atual município de Diamantino e foi decisiva para a expansão da ocupação para o norte de MT.
Tinham a promessa de levar a intendência de Cuiabá os diamantes encontrados, nesse período, por ordem real, foi instituída em Cuiabá uma “junta de diamantes”
Nesse período, as relações