Ciclo do carbono
O que é?
É um ciclo natural que incorpora o carbono ao meio abiótico e ao meio biótico, no ciclo o carbono esta constantemente passando de um meio para o outro.
O carbono é um componente da constituição corporal dos seres vivos, ele compõe tudo o que é orgânico. Ele tem provocado graves mudanças no mundo, devido ao desequilíbrio no seu ciclo.
Ciclo
O carbono é incorporado do meio abiótico (da atmosfera), pelos organismos que realizam a fotossíntese na forma de CO², e passa a ser parte da matéria orgânica de tal organismo.
O organismo usa-o para produção de energia na respiração, e na produção de gás oxigênio.
O carbono retorna a atmosfera por meio da liberação feita na respiração dos organismos vivos, ele retorna também por meio da queima dos componentes orgânicos e pela decomposição dos mesmos, todo ser vivo tem componente orgânico, por isso tem Carbono em sua constituição que é transferido a cada nível trófico através do consumo dos seres fotossintéticos que armazenam o CO² em sua matéria orgânica, e do consumo do consumidor primário, etc.
Mudanças e suas consequências
Durante muito tempo esse ciclo permaneceu estável com a liberação de gás carbônico na atmosfera sendo compensada pela sua absorção pelas plantas e vice-versa. Mas nos últimos anos desde a Revolução Industrial temos presenciado uma drástica mudança no ciclo do carbono. Além da grande liberação de CO² o homem também devasta as matas e as plantas que são os seres mais importantes na absorção do CO², essa intervenção do ser humano vem causando um desequilíbrio no ciclo, que com o grande acumulo desse gás provoca a intensificação do Efeito estufa, causando assim o aquecimento