Ciclo do carbono
Bruna Stefannie, Douglas Santos, Gabriela Valentim, João Pedro de Assis, Jorge André rochae Kezia Miriam
O CARBONO: é o quinto elemento de maior abundancia no universo, atrás apenas do Hidrogênio, o hélio, o Oxigênio nessa ordem. Ele se divide em Carbono Grafite e Diamante podendo também ser fulerenos, estes formado artificialmente. É por sua vez o elemento fundamental dos compostos orgânicos e principalmente para os seres vivos, o seu ciclo consiste em fixar os átomos contidos nas moléculas simples de gás carbônico presente na atmosfera, e convertidos em substancias mais elaboradas, como por exemplo, os Carboidratos e as proteínas, a partir do metabolismo fotossintético realizado pelos organismos autotróficos.
O CICLO DO CARBONO: nada mais é do que as diversas transformações que o carbono sofre ao longo do tempo, é o que fornece energia e massa para a maior parte dos seres vivos, além de está relacionado diretamente com o clima.
ALTERAÇÕES: antes da revolução industrial o ciclo do carbono estava equilibrado porem, após e com a criação de indústrias houve alterações, uma vez que o carbono que estava embaixo da terra passa a ser lançado em grandes quantidades na atmosfera em um espaço de tempo muito curto.
CICLO TERRESTRE: nesse ciclo as plantas absorvem o carbono através da fotossíntese, parte ela utiliza da sua manutenção e posteriormente resulta na liberação para a atmosfera, a outra parte vai para o corpo da planta. Quando as plantas são comidas por animais herbívoros ou morrem e apodrecem vão para os micro-organismos ou animais que as ingeriram como fonte de energia, esses por sua vez também liberam carbono para a atmosfera através da respiração. A outra parte é decomposta na terra através das plantas que morrem e restos de animais, por isso o solo é muito rico em carbono.
CICLO MARINHO: Esse ciclo acontece através da troca de carbono entre a atmosfera e os oceanos por um processo denominado difusão. Quando a temperatura