Ciclo do Carbono
Disciplina: Microbiologia Ambiental
CICLO DO CARBONO
Campina Grande, Julho de 2013
1-INTRODUÇÃO
O carbono trata-se um elemento químico que ocorre em todos os organismos vivos. Não existe conteúdo orgânico que não contenha o carbono. Ele entra nas plantas através da fotossíntese onde o gás carbônico (CO2) é transformado em glicose (C6H12O6 – outro composto com carbono). Ele é repassado aos animais através da alimentação e devolvido a atmosfera através da respiração, quando se expulsa o CO2. Os decompositores também participam do ciclo do carbono ao absorver todos os nutrientes da matéria morta e devolvendo ao meio ambiente os gases: metano (CH4) e carbônico (CO2), fechando o ciclo. Podemos visualizar tal ciclo de forma mais clara na figura a seguir:
Figura 1 : Esquematização do Ciclo do Carbono;
2- CICLO DO CARBONO NA NATUREZA: IMPORTÂNCIA
O valor do ciclo do carbono na natureza pode ser melhor ratificado pela estimativa de que todo o CO2 presente no ar, caso não houvesse reposição, seria totalmente exaurido em menos de 20 anos, tendo em vista a fotossíntese atual.
Nos procedimentos de mineralização das substâncias carbonadas, com a consequente reposição do CO2 à atmosfera, têm revelante papel os microorganismos heterotróficos. Outra grande contribuição destes no ciclo de carbono é o suprimento de CO2 ao solo, onde este gás funciona como um eficiente solvente na preparação de alimentos inorgânicos para as plantas, a partir de substâncias minerais do solo.
Como já exposto, o carbono é absorvido pelas plantas, consideradas os produtores da cadeia trófica. Uma vez agrupado às moléculas orgânicas dos produtores, poderá seguir dois caminhos: ou será liberado novamente para a atmosfera na forma de CO2, como resultado da degradação das moléculas orgânicas no processo respiratório, ou será transferido na forma de moléculas orgânicas aos animais herbívoros quando estes comerem