Ciclo de vida erp
Introdução
Em meados dos anos 90 ocorreu o surgimento e o grande crescimento de sistemas ERP, com a finalidade de aumentar a diversidade e qualidade de produtos e serviços das empresas e reduzir os custos de processos e equipamentos de informática.
A partir deste momento as empresas entenderam que poderiam otimizar processos e reduzir o desperdícios de recursos, assim aumentando o lucro e facilitando o tempo de adaptação com novas mudanças e necessidades do mercado.
A ideia de sistemas integrados existe desde os anos 60, porem não podiam ser aplicados por falta de tecnologia e praticas.
Natureza dos Sistemas ERP
Os sistemas ERP são basicamente sistemas de informação integrados a fim de aperfeiçoar processos, operações e informações.
Algumas empresas podem desenvolver sistemas internos que podem se assemelham a sistemas ERP porem existem algumas características que diferencia o ERP do sistema interno.
Os ERP’s são pacotes de softwares comerciais
Basicamente tem como objetivo resolver dois grandes problemas na construção de sistemas prazos de entrega e custo. Como solução desses problemas algumas medidas estão sendo aplicadas como uso de ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering), metodologias atualizadas e prototipação.
Os ERP’s incorporam modelos padrão de processos de negócios
Não são desenvolvidos para um cliente especifico, eles atendem a requisitos genéricos do maior numero possível de empresas, para aumentar o ganho de escala. Esses modelos são obtidos por meio de experiência acumulada pelas empresas. São elaborados por empresas de consultoria e pesquisas em processos de