Ciclo de vida dos fungos
ENSINO MÉDIO
CAMPO DO CONHECIMENTO: BIOLOGIA
PROFESSORA: VAL
ANO/TURMA: 2º 02
Rubéola
ALUNAS: Djeniffer A., Eduardo, Igor, Matheus e Roberta.
FLORIANÓPOLIS, 17 DE JUNHO DE 2013.
Introdução
A rubéola é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus da rubéola e transmitida por via respiratória. É geralmente benigna, mas pode causar malformações congênitas em filhos de gestantes contaminadas. A rubéola é uma das cinco doenças que produzem exantema (marcas avermelhadas na pele) na infância.
Rubéola Viral:
Rubéola Viral é uma doença altamente contagiosa que se pega pelo ar ou por contato próximo com o contaminado, é causada por um vírus do gênero Rubivirus.
Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha que depois se espalham pelo corpo inteiro (muito semelhantes às do sarampo).
A rubéola pode afetar crianças e adultos, e embora possa ser considerada uma doença própria da infância, não é comum que crianças com menos de 4 anos tenham a doença, que é mais comum na primavera.
A rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.
Ocorre através do contato com as secreções respiratórias do indivíduo, através do beijo ou da inalação das gotículas de salivas da fala, tosse ou espirro.
A rubéola é uma doença altamente contagiosa que se pega pelo ar e é causada por um vírus do gênero Rubivirus. É caracterizada por sintomas como erupções cutâneas, surgindo como manchas rodeadas por um vermelho vivo, espalhada por todo o corpo, muito semelhantes às do sarampo.
A rubéola é causada por um vírus disseminado pelo ar ou por contato próximo.
Uma pessoa com rubéola pode transmitir a doença a outras pessoas desde uma semana antes do início da erupção