Ciclo de vida do all star
Desenvolvimento do produto: Em 1917, a história da CONVERSE começaria a mudar quando ela lançou no mercado o primeiro modelo de tênis para a prática de basquete. Confeccionado com lona, com sola grossa e biqueira de borracha, o novo modelo chamado CONVERSE ALL STAR, se tornaria um dos calçados esportivos mais famosos de todos os tempos.
· Introdução : Porém, como é praticamente regra, na fase de introdução do produto no mercado, as vendas ainda estavam começando a acontecer e os lucros eram mais baixos que o estimado por conta disso.
Crescimento: No início as vendas ainda não tinham tomado as proporções esperadas pelo fato de o “All Star” estar na sua inicialização no mercado.
Custos → Os custos eram altos por cada cliente.
Maturidade: Lucros → Os lucros neste estágio de introdução, eram mínimos, quase inexistentes, pelo fato de o “All Star“ estar ainda sendo apresentado e desconhecido ainda ao publico, ou seja, o “All Star” ainda não tinha conquistado a confiança dos consumidores. Gerando uma queda nas vendas do produto.
Objetivos do Marketing → O “All Star” era um modelo totalmente diferente dos outros tênis que havia na época, então a “Converse” usou um jogador da liga Americana de Basquete, Charles “Churk” Taylor, para dar seus ajustes ao calçado, dando a esse o seu estilo próprio e sua assinatura na parte do calcanhar ao “All Star” e esse foi o diferencial usado para chamar atenção dos consumidores.
O tempo que um produto permanece em cada uma das fases acima é muito variável, alguns ficam muito tempo em Desenvolvimento, outros tem um período de Maturidade muito grande e para outros, o Declínio é a fase mais demorada. Na prática pode ser difícil prever o tempo que durará cada fase ou identificar com certeza o período em que o produto mudou de “estágio”, bem como determinar os fatores que identificam essa mudança. Algumas empresas, ao perceberem que um de seus produtos entrou na fase de