Ciclo de vida de uma borboleta
1) ovo / fase pré-larval
2) lagarta
3) pupa / que se desenvolve dentro da crisálida
4) imago / fase adulta
Os ovos eclodem depois de alguns dias e deles saem as lagartas, que após se alimentarem da casca do ovo, começam a comer as folhas da planta onde se encontram.
A lagarta muda de pele algumas vezes na medida que cresce.O período entre duas mudanças é chamado de instar.
A lagarta deixa de se alimentar no último instar, ela fixa-se e sofre a última mudança, na qual surge a pupa.
Durante a fase da pupa, a lagarta é lentamente transformada em borboleta.
Quando a transformação está completa, a crisálida se abre e a Borboleta sai de seu interior.
O Nascimento da Borboleta ou Ciclo de Vida da Borboleta é dividido em várias fases, tudo começa com o acasalamento entre a Borboleta macho e a Borboleta fêmea, passando pelo ovo que é colocado pela Borboleta fêmea, do ovo nasce a lagarta, depois de crescer e alimentar a lagarta se transforma em pupa, da pupa nasce a Borboleta adulta e assim começa novamente o Ciclo de Vida da Borboleta com o acasalamento entre a Borboleta macho e a Borboleta fêmea.
Em alguns dias, as Borboletas nascem rompendo a camada da pupa. A Borboleta adulta viverá algumas semanas, tempo suficiente para se reproduzirem e garantirem o recomeço de todo o ciclo novamente.
As borboletas, até chegarem à vida adulta, passam por uma série de transformações incríveis que representam um verdadeiro milagre da natureza. Tanto é verdade que esses animais são sinônimos de transformação, recomeço e renascimento em muitas culturas pelo mundo afora.
O ciclo de vida das borboletas compreende uma grande metamorfose, na qual quatro etapas bastante distintas entre si acontecem