Ciclo de vida de um projeto
Questão 01: Por que não é possível a determinação direta de desempenho, do custo e do tempo do projeto de modo simultâneos? Em todo o projeto existe uma relação estreita entre os fatores de performance (qualidade), custo e tempo. Isso quer dizer que é impossível predeterminar todos os fatores simultaneamente. É preciso que, com base em dois fatores, se determine o terceiro como uma função interna do projeto, ou seja, o máximo que se pode fazer é predeterminar dois fatores e calcular o terceiro como uma função dos dois anteriores. Em geral, é necessário que se conheçam, detalhadamente, dois fatores e o escopo do projeto para que se determine o terceiro fator, fechado todo o cenário PCT (performance, custo e tempo) do projeto.
Questão 02: Como a importância relativa entre o desempenho, o custo e o tempo para um determinado projeto pode influenciar a estratégia de abordagem do projeto? No desenvolvimento de cada projeto, é inevitável se deparar com a inter-relação entre performance (qualidade), custo e tempo em um determinado escopo, que define aquilo que será, ou não, abrangido pelo projeto, isto é, as necessidades que serão, ou não, atendidas pelo projeto. É impossível desenvolver um projeto que tenha um escopo de aplicabilidade limitado. A importância de cada um desses fatores é dada pela natureza do projeto, podendo um fator ter, ou não, mais importância que os demais devido às características e ao objetivo do projeto específico. De modo a facilitar a análise dos fatores, é preciso que se fixe um deles, transformando a relação tridimensional em uma relação bidimensional, de fácil entendimento.
Questão 03: Por que projetos com a duração excessiva acabam tendo seu custo aumentado?A análise do custo versus a duração do projeto, é a relação mais importante entre dois fatores do projeto. Em projetos realizados em um prazo reduzido, o custo do projeto torna-se elevado devido à quantidade de