Ciclo de vida de software
RESUMO
Este artigo tem por objetivo pesquisar, analisar e descrever o entendimento de ciclo de vida de software bem como a sua importância para a construção de um produto de software. O mesmo visa também apresentar alguns dos modelos prescritivos de processo e detalhes do mesmo, utilizados para uma melhor desenvoltura na engenharia de software.
Palavras-Chave: Engenharia de software; Ciclo de vida de software; Processo de software; Modelos prescritivos de processo.
ABSTRACT
This article has as goal to search, analyze and describe the understanding of software’s lifecycle as well its importance for the construction of software’s product. It also aims to provide some of the process models prescriptive and its details, used for a better agility in software engineering.
Keywords: Software engineering; Software’s lifecycle; Software’s process; Process models prescriptive.
INTRODUÇÃO
Durante as três primeiras décadas da era do computador, o maior desafio dos gerentes de projetos era desenvolver um hardware cujo tivesse baixo custo de processamento e armazenagem de dados. Infelizmente o software era muitas vezes apenas uma reflexão posterior (PRESSMAN, 1995). Ao contrário do problema que se tem atualmente, tal qual o desafio é melhorar a qualidade e reduzir o custo de soluções baseadas em computador, implementadas com software (REZENDE, 2005). Porém, o que se pode definir por software?
Software é um elemento lógico e não físico. Portanto, o software tem características que são consideravelmente diferentes das do hardware: 1. O software é desenvolvido ou projetado por engenharia, não manufaturada no sentido clássico. [...] 2. Software não se “desgasta”. [...] 3. A maioria dos softwares é feita sob medida em vez de ser montada a partir de componentes existentes. (PRESSMAN, 1995, p. 13-16)
O software pode ser aplicado a qualquer situação em que o conjunto