Ciclo de vida de construção de um projeto maven
O presente trabalho versa sobre as razões da baixa produtividade agrícola do arroz no distrito de Chokwe.
Chokwe está situada junto ao rio Limpopo, numa área de grande potencial agrícola, a povoação tomou o nome de Vila Trigo de Morais em 25 de Abril de 1964, em homenagem ao Eng. António Trigo de Morais, responsável pelo desenvolvimento do regadio do Limpopo. Em 17 de Agosto de 1971 foi elevada a cidade e em 13 de Março de 1976 passa a denominar-se Chokwe
Entende-se como arroz sendo uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassado pelo milho e trigo, é rico em hidratos de carbono.
Cerca de 80% da população activa de Moçambique vive da agricultura, sendo esta actividade a principal base da economia. O distrito de Chokwe pela presença do regadio e terra para cultivar torna-se um dos potenciais em agricultura na zona Sul. A cultura de arroz reveste-se de grande importância na agricultura comercial do País constitui uma fontes de subsistência e de rendimento em particular para os pequenos produtores e para o grande produtores do regadio de Chokwe respectivamente (plano da estrutura urbana da cidade de Chokwe, 2006). No entanto, há um declino preocupante na produtividade desta cultura a nível da produção familiar que não pode ser ignorada. Um estudo realizado pelo MICOA conclui que a tecnologia e prática de gestão utilizada pode ser as principais causas para esta baixa produtividade.
Sendo assim, a extensão rural tem introduzido novas práticas e tecnologias para fazer face e esta situação.
Assim sendo, será de extrema importância a descrição das principais razões da baixa aderência para produção do arroz no distrito de Chokwe com a intenção de buscar a informação quantitativa e qualitativa relacionada com as práticas culturais adaptadas pelos produtores.
Capitulo I
1.1. Contextualização
A produção agrícola no Regadio de Chokwe