Ciclo de vida das orçanizações

9782 palavras 40 páginas
INTRODUÇÃO

O campo de estudos organizacionais tem, ao longo do tempo, recorrido a técnicas e termos conceituais derivados de paradigmas, métodos e suposições decorrentes de conversações prévias e a conceitos de categorias já estabelecidas em outros campos científicos na tentativa de explicar a complexidade do fenômeno organizacional e com isso facilitar o entendimento por parte de gestores e teóricos, dos desafios enfrentados no universo organizacional (Guerreiro Ramos, 1981).

Fala-se muito sobre o Ciclo de Vida das empresas a ponto de ficarmos confusos às vezes. Resolvi esclarecer em poucas e simples palavras o assunto.

Uma Empresa Jovem é altamente flexível. Suas decisões são tomadas praticamente sem nenhum planejamento, portanto, há pouco controle.

Em sua Fase de Amadurecimento ela torna-se mais controlável, perdendo um pouco de sua flexibilidade. Nesse período ela encontra o Equilíbrio Total, onde é tão controlável quanto flexível. Período que alguns autores denominam como Plenitude. Caso a organização não atinja esse ponto acaba tornando-se muito controlável e rígida.

Como diz o ditado, tudo o que é demais é exagero, podemos dizer que a organização torna-se muito rígida acabará perdendo também a controlabilidade e a flexibilidade. Chegando à sua Fase Terminal – morte.

Assim, cabe a cada um de nós administradores revermos onde nossas empresas se enquadram e quais decisões devemos tomar a cada dia.

CICLO DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES

Quando se procede ao estudo do ciclo de vida das organizações, dificilmente se encontra um modelo ou referencial-padrão que possa ser aplicado às mesmas sem se correr o risco da especificidade de cada caso; talvez, porém, a afirmação de Marques, que motivou o objeto deste estudo, qual seja o entendimento do ciclo de vida.
"O êxito torna-se obsoleto no momento em que é alcançado" (MARQUES, 1994, p.3).

1 - NO QUE CONSISTE O CICLO DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES
Bem se sabe que, assim como

Relacionados

  • A Psicologia na Organização
    58704 palavras | 235 páginas