ciclo de serviço
Introdução 4
1 HISTÓRICO DA EBCT 5
2 Organograma ebct 6
3 SEDEX 7
4 Por que usar este serviço 7
4.1 Descrição do Ciclo do Serviço Sedex 8
4.2 Ilustração do ciclo de serviços 9
4.3 Analise do ciclo 10
5 DESCRIÇÃO DO PROBLEMA – ESPINHA DE PEIXE 11
6 ANÁLISE SWOT 12
CONCLUSÃO 13
7 Relatório da Equipe 15
Introdução
A análise do ciclo de serviços é especialmente importante às corporações, por permitir uma visão geral de todo um processo, sua eficiência ou não e identificar onde está alto o principal vilão da boa prestação de serviço, “o tempo”. A relação de TEMPO X SATISFAÇÃO é inversamente proporcional, de modo que quanto maior for o tempo, menor será a satisfação do cliente. Isto obriga as empresas que no contexto atual de sociedade contemporânea direcionam o foco ao cliente para a sua sobrevivência no mercado, a necessidade de melhoria continua dos procedimentos, ou seja, a qualidade aprimorada constantemente.
A empresa objeto de pesquisa selecionada, foi a EBCT, na prestação do serviço de SEDEX, onde foram identificados os principais gargalos e criados planos de ação para melhoria.
1 HISTÓRICO DA EBCT
A instituição pela qual iremos analisar o ciclo de serviço é a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, uma empresa pública e extremamente monopolizada. Os Correios são responsáveis pelo envio de correspondência, assim como documentos (cartas, faturas) e encomendas entre um remetente e um destinatário, que podem estar numa mesma cidade ou em lugares muito distantes entre si.
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou, simplesmente, Correios, é uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil.
Os correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição