Ciclo De Krebs
http://www.infopedia.pt/$ciclo-de-krebs https://www.youtube.com/watch?v=6H792kcL5pQ http://www.infoescola.com/bioquimica/ciclo-de-krebs
Também chamado de ciclo do ácido cítrico, ou ciclo do ácido tricarboxílico.
É uma das fases da respiração celular.
Descoberta pelo bioquímico Hans Adolf Krebs, no ano de 1938. Essa fase da respiração ocorre na matriz mitocondrial dos organismo eucariontes e no citoplasma dos procariontes.
Considerada uma rota anfibólica, catabólica (rotas que quebram moléculas maiores em componentes menores) e anabólica (rota que sintetiza grandes moléculas a partir de componentes menores).
Uma série de reações químicas que ocorrem na vida de uma célula e seu metabolismo para a oxidação completa da glicólise.
Resumidamente, este ciclo pode ser descrito da seguinte forma: para iniciar uma volta do ciclo, o acetil-CoA transfere o seu grupo acetil para um composto com quatro átomos de carbono, o oxaloacetato, para formar o citrato (composto com seis átomos de carbono). Este, por sua vez, é transformado em isocitrato, também uma molécula de seis átomos de carbono, e este é desidrogenado, perdendo o CO2, para dar origem ao α-cetoglutarato (ou oxoglutarato), um composto com cinco átomos de carbono. Este também perde CO2e libera o succinato (composto de quatro átomos de carbono), sendo convertido enzimaticamente, em uma reação de três passos em oxalacetato com quatro átomos de carbono, com o qual o ciclo foi iniciado; sendo assim, o oxalacetato está pronto para reagir com uma nova molécula de acetil-CoA e iniciar uma nova volta ao ciclo.NADH é uma molecula carregadora de elétrons (energia), a energia arregada é transferida para o ATP na ultima fase da respiração celular.
Parte a ser resumida
Em cada uma dessas voltas entra um grupo acetil (dois carbonos), como acetil-CoA, e saem duas moléculas de CO2. Em cada volta, é empregada uma molécula de oxaloacetato para gerar citrato, porém, após diversas reações, essa molécula de