Ciclo de Krebs e TCA
1) Defina: Metabolismo, Catabolismo e Anabolismo.
R: METABOLISMO: Representa um conjunto de reações químicas enzimáticas (bastante complexas) que ocorre em todos os sistemas celulares biológicos dos seres vivos.
ANABOLISMO: É a biossíntese de moléculas mais estruturadas e complexas, a partir de pequenas moléculas mais simples. Esse tipo de reação ocorre com absorção de energia, e por isso é denominada de reação endergônica. Parte da energia liberada pelos processos catabólicos é utilizada pelos processos anabólicos.
CATABOLISMO: É a degradação (quebra) de moléculas maiores, mais estruturadas e complexas, em moléculas menores. Esse tipo de reação ocorre com a liberação de energia sob a forma de calor, sendo por isso denominada de reação exergônica.
2) Qual é a diferença entre uma reação endergônica e uma reação exergônica? Qual tipo de reação tende a ocorrer espontaneamente? Por que?
R: Reações endergônicas são aquelas que ocorrem com gasto de energia, enquanto que as reações exergônicas liberam energia. As exergônicas ocorrem espontaneamente, pois há um aumento na desordem do sistema com a liberação da energia.
3) Quais os destinos do piruvato formado na glicólise?
R: Acetil CoA - por oxidação aeróbica, Lactato - por glicólise anaeróbica, Etanol - por fermentação anaeróbica.
4) Em que condições o músculo oxida glicose a lactato? Descreva o mecanismo do ciclo envolvido na regeneração do piruvato.
R: Durante um curto período de intenso esforço físico, a distribuição de oxigênio aos tecidos musculares pode não ser suficiente para oxidar totalmente o piruvato. Nestes casos, a glicose é convertida a piruvato e depois a lactato, através da via da fermentação láctica, obtendo os músculos ATP, sem recorrer ao oxigênio.
O ciclo de Cori, ciclo dos Cori ou via glicose-lactato-glicose consiste na conversão da glicose em lactato, produzido em tecidos musculares durante um período de privação de oxigénio, seguida da